Receita de Pão de Brioche

 

Aprenda a fazer o tão pedido pão de brioche para hambúrguer!

Ingredientes:

240 g de farinha de trigo peneirada(2 xícaras de chá)
30 g de açúcar peneirado(3 colheres de sopa)
Pitada de sal
6 g de fermento biológico seco (1 colher de chá)
25 ml de leite morno (1 ½ colher de sopa)
3 ovos médios em temperatura ambiente
150 g de manteiga cortada em 6 cubos grandes e em temperatura ambiente (3/4 do pacote normal)
Óleo vegetal para untar
1 gema para pincelar
Preparo:

Para fazer pão o ambiente deve ser o mais aquecido possível. Feche todas as janelas, não deixe corrente de ar atingir a massa em crescimento.

Separe e meça todos os ingredientes. Comece ativando o fermento em um recipiente adicionando uma colherada do açúcar da receita e o leite morno. Atenção: o leite não pode estar quente nem frio. Tem que ser morno, como a quantidade é pequena, bastam 5 segundos numa leiteira na chama do fogão. Mexa delicadamente e reserve até inflar. Leva de 5 a 10 minutos.

Na tigela de uma batedeira dotada de batedor de gancho (especial para massas) coloque a farinha, o açúcar restante e o sal. Ligue a batedeira para misturar um pouco. Isso vai abrir uma cova no centro dos secos. Despeje os ovos (lembre-se de quebrá-los um a um num recipiente separado) e o fermento ativado (esponja). Ligue a batedeira na velocidade média e deixe juntar tudo. Caso precise, raspe as laterais e o fundo da tigela com uma espátula. Vai formar uma bola unida e não restará nenhuma farinha. Agora vamos adicionar os cubos de manteiga um a um aguardando que toda a manteiga se incorpore para adicionar outro pedaço. Leva uns 10 minutos. E vamos deixar bater até a massa se soltar totalmente das bordas e do fundo da tigela. Leva tempo, tenha paciência. Isso vai desenvolver o glúten e garantir que a manteiga esteja bem incorporada à massa.

Prepare outra tigela untando com óleo vegetal o fundo e as laterais e despeje a massa com cuidado, passando uma fina camada de óleo por cima da massa para não ressecar. Vede a tigela com filme plástico e leve a um local protegido para crescer durante 3 horas. Eu coloco no forno desligado.

Após 3 horas a massa deve ter dobrado de volume. Unte as costas da mão com óleo, abra o filme plástico e dê socos profundos na massa a fim de retirar o excesso de ar produzido. Manobra conhecida por Punch Down. Ela vai voltar ao tamanho original. Feche o filme plástico e leve à geladeira para a fermentação lenta durante 8 a 12 horas.

Bom dia! Agora sua massa está pronta para ser modelada e ir para o último descanso de 40 minutos à 1h e meia, até dar uma crescida, mostrando que o glúten foi relaxado. Modele conforme as instruções dadas no vídeo. O forno deve ser ligado a 200°C 30 minutos antes para aquecer bem. Pincele 1 gema batida com um pouco de água sobre cada pão e leve ao forno durante 20 a 30 minutos, até doura. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade antes de servir.

Dura 3 dias em saco bem fechado na geladeira e pode ser congelado por 3 meses.

Ah, brioche “velho” faz uma ótima farinha de rosca entre outras receitas.

Mão na massa!

 

Por: Marília Rosenberg Beznos

Adicionar a favoritos link permanente.

12 Comments

  1. Não sei como essa moça aguentou filmar até o final ! Cara esdrúxulo demais ! Falta de educação tremenda com a convidada !

  2. Boa Noite, Gostaria de saber se congela é a massa ou os pãezinhos já prontos? se for a massa, como faço para recupera-la depois? se for os pãezinhos é só levar ao forno? Desde já agradeço

  3. fiz a receita com precisão nas quantidades, tudo pesado, e tudo nos minimos detalhes, ficou uma Porcaria, a massa ficou totalmente mole, parecendo massa de bolo, perdi ingredientes e materiais por tentar fazer uma receita com 240grs de farinha, tres ovos, 150 grs de manteiga e 25 ml de leite, só tonto pra não notar que essa medida de produtos secos é insuficiente para dar o ponto da massa que aparece no video.

    • Vinícius Henrique Dutra Barbosa

      Aconteceu a mesma coisa cmg, mas acho que isso tem a ver com a temperatura da sua cidade, na minha esta quase sempre acima de 30 graus, a manteiga fica muito mole e por isso a massa fica com essa consistência de bolo. Na primeira vez eu coloquei mais trigo e e ficou uma massa dura e pesada, seguindo a receita mesmo ficando mole, depois de sair da geladeira deu tudo certo e ficou uma maravilha.

  4. Cara…. Parabéns…Sou padeiro sei que massa descansada é outro nível…Loco…oooo vó colocar na produção….

  5. Tem que ser so com manteiga ou pode ser com margarina sem sal

  6. Gostaria de saber quanto essa receita rende na medida do video o tamanho do pão?

  7. Sensacional essa receita. Segui todos os passos e saiu perfeita! Inclusive a fantástica dica dos “aros” o brioche saiu no formato e o tamanho desejado. O começo parece que vai dar super errado,a mas seguindo as dicas e paciência, além de impressionar, não vai se arrepender! Valeu Marília!!

  8. Rende quantas porções?

  9. Cara queria dizer que já fiz duas vezes essa recita e sem comentário o paoe sensacional valeu Perrone tá cada dia melhor seu canal

  10. Bah eu tenho uma receita que demorou umas 6 horas pra fazer e ficou bem legal, valeu Perrone, você me inspirou a desenvolver a arte do hamburguer!!!!

  11. claudio valeriano Mr Cheff Burger

    Puta que Pariu, adorei, show de bola, mas vou ficar com o da padaria, só pelo tempo. Valeu Insano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *